Dicas de PDV

Para receber bem o cliente e satisfazê-lo, além de facilitar sua vida na hora da compra, é preciso pensar na organização dos produtos dentro da loja.

Para isso, vamos dar algumas dicas de como organizar melhor o ambiente interno de um Ponto de Venda, tornando-o mais "amigável" para o consumidor e para as vendas.


A entrada (azul) é o local de recepção do cliente. É preciso acolhê-lo bem, tornando o local convidativo para que ele entre e fique à vontade para conhecer o resto.

Depois da entrada, quando o cliente já está dentro da loja (amarelo), é o local ideal para oferecer promoções e ofertas.

Na terceira parte (laranja) é o ponto certo para montar os principais produtos. Ali, o cliente pode parar e decidir realmente por uma ou outra mercadoria.

No fundo (vermelho) deve-se colocar produtos de destino, ou seja, aqueles produtos que o cliente sai de casa em busca. Ex: pão. Assim, o consumidor percorre todo um trajeto antes de chegar lá, e pode resolver levar alguma coisa no caminho.


Esta organização é padrão e pode ser adaptada conforme as necessidades de cada loja ou quando necessário. Mas ela dá uma boa idéia da importância de se pensar na disposição dos produtos dentro do local.

Estude seu PDV e monte um esquema que torne a loja atrativa para o consumidor. O resultado aparece nas vendas.

fonte: Caio Camargo (Falando de Varejo)

BIM 0806_06 F 081202