Como reutilizar a borra de seu café



97% da população brasileira toma café. Um hábito saudável e prazeroso, mas que produz lixo: a borra do café. Imagine a quantidade de borra que vai para o lixo diariamente. 
Você joga fora a sua?

Pois saiba que existem diversos modos de se aproveitar esta sobra. Aqui, vamos dar algumas dicas de como de reciclar a borra do café e encontrar uma utilidade para ela, evitando o desperdício e diminuindo seu lixo.

Confira algumas dicas:

Remover odores
O café tem a capacidade de atrair e reter odores, removendo o mau cheiro de ambientes. E o cheiro de café não fica no ar. Para isso, você deve secar a borra de café ao sol por um dia. Depois coloque-a em recipiente e leve-a para onde está o mau cheio (quartos, armários, etc).
Você também pode usar este método para remover o cheiro de freezers ou refrigeradores. Basta deixar a borra dentro de um recipiente semi-aberto.

Remover o odor de ralos e pias
Algum ralo ou pia de sua casa está exalando um cheiro ruim? O café usado é a solução. Jogue meia xícara de borra de café dentro do ralo e depois despeje cerca de 5 xícaras de água fervente por cima. O cheiro ruim vai sumir completamente. Se o odor voltar, repita a operação.

Adubo orgânico
O café é um produto orgânico, portanto pode ser usado para compor seu composto orgânico caseiro para adubar suas plantas. Ele contém nutrientes importantes para o solo e para a planta.
Basta misturar a borra a outros compostos orgânicos, como cascas de frutas, verduras, ovos e adicioná-los à terra. Está pronto seu adubo caseiro.

Combater a dengue
O café é um forte agente no combate ao Aedes aegypti. Ele contém propriedades que impedem o desenvolvimento da larva e espanta o mosquito, descartando o uso de inseticidas. Além de não prejudicar a planta, a borra de café ainda vai adubá-la.
Coloque a borra de café direto no vaso da planta, ou você pode diluir com um pouco de água. Troque a borra a cada semana.

BIM 0901_06 F 090202