Discernindo as contradições do café


Muito se fala e se especula sobre os efeitos do café em nossa saúde. Muitos estudos já foram realizados e alguns, as vezes, se contradizem. No entanto, os mais recentes apontam o café como um agente benéfico, que faz bem à saúde, desde que não consumido em excesso.

No ano passado, Jane E. Brody, colunista de Saúde do jornal The New York Times, publicou um artigo analisando o que realmente era verdade e o que ainda não era comprovado pelos estudos já realizados sobre o café.

Veja algumas questões abordadas pelo artigo:

-Desidratação
Estudos revistos descobriram que as bebidas que continham cafeínas não produziam mais urina do que as bebidas sem cafeína.

-Doenças cardíacas
Estudo com 400 mil pessoas não evidenciou aumento de doenças cardíacas nos consumidores de café

-Hipertensão
A cafeína induz um leve e temporário aumento na pressão sanguínea. Mas dois estudos concluíram que ela não exerce papel importante no desenvolvimento da hipertensão.

-Câncer
Um estudo de 1981 ligou o café ao aumento do risco de câncer. Mas depois descobriu-se que a maioria dos participantes da pesquisa eram fumantes e que o cigarro era o responsável.

Estudos mais recentes não encontraram nenhuma prova de que a cafeína pode aumentar o risco de câncer.

-Osteoporose
O café não interfere na absorção de cálcio. O que ocorre é que muitas pessoas que tomam café diminuem o consumo de derivados de leite.

Benefícios para a saúde
Os efeitos benéficos do café são constatados e comprovados por todos. Ele melhora o humor e o desempenho mental e físico, ajuda na memorização e aumenta a atenção para os estudos, entre muitos outros benefícios. Mas o que é citado por todos é a sensação de bem estar e alegria proporcionada por uma xícara de café.

Portanto, pode tomar o seu cafezinho tranquilo e sem preocupação, ele é um amigo e não um vilão. O que deve ser lembrado sempre é que tudo o que é consumido em excesso faz mal.

Leia o artigo traduzido para o português.

Aqui, o artigo original.

fonte: Café e Saúde

BIM 0901_02 F 090119